O que é Teologia Moral?
Teologia é o estudo sobre Deus ([Teo] Do grego théos, “Deus” + [Logia] Também do grego, e tem como origem a palavra Lógos = Palavra, razão, consideração, estudo sobre. Podemos traduzir também como lógica).
Assim, a Teologia (ou Razão de Deus, ou Lógica de Deus) é uma tentativa humana de buscar o entendimento dos desígnios do Divino. Podemos (e devemos) utilizar da inteligência dada por Deus para pensar a partir da sua revelação, quais são os caminhos que Ele quer para nós.
O Catecismo da Igreja Católica, no número 94 (CIC, 94), nos demonstra que a por graça de Deus e assistência do Espírito Santo, que podemos chegar pelo nosso pensamento e conhecimento as realidades celestes. Vejamos:
CIC - 94. Graças à assistência do Espírito Santo, a inteligência das realidades e das palavras do depósito da fé pode crescer na vida da Igreja:
– “Pela contemplação e pelo estudo dos crentes, que as meditam no seu coração”; e particularmente pela “investigação teológica, que aprofunda o conhecimento da verdade revelada”.
– “Pela inteligência interior das coisas espirituais que os crentes experimentam”; “Divina eloquia cum legente crescunt” – “As palavras divinas crescem com quem as lê”.
– “Pela pregação daqueles que receberam, com a sucessão episcopal, um carisma certo da verdade”.
Conforme vemos a Teologia não é somente um estudo sistemático da fé, mas antes, é um dom que deve ser meditado no coração.
Já a moral é o costume do ser humano, ou seja, a sua conduta e seus valores.
Teologia Moral é a ciência normativa que estuda o comportamento humano-moral, com o objetivo de levar o Homem ao seu Supremo Fim que é Deus, aquele que Se revelou a Abraão, Isaac e Jacó. Conforme vemos o Senhor falando com Moisés pela Sarça Ardente em Êxodos 3, 6 “Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
Temos que diferenciar a moral da ética.
Moral = É um fator interno, intrínseco, da própria essência. A moral é imutável, mesmo com situações adversas o sujeito que tem uma moral reta, mantêm seus fundamentos nessa área mais interior do ser.
Ética = É um fator externo, extrínseco, formal. A ética muda de acordo com as circunstâncias. Ou seja, mediante o meio social, profissional, acadêmico... O sujeito pode passar a modificar sua conduta.
Para melhor entender, pensemos nos valores profissionais que todos nós temos. A ética quer formar um sujeito em um bom profissional, enquanto a moral quer formar uma pessoa boa.
www.afecatolica.com/products/introdu%C3%A7%C3%A3o-a-moral-e-etica-catolica/