Onde esta Pedro esta a Igreja, onde esta a Igreja esta Cristo!
¨Eu não creria no Evangelho se o mesmo não me levasse a aderir a fé Católica (Santo Agostinho).
¨E eu, te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e a potência da morte não terá força contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. (evangelho de s. Matheus 16, 18-19).
Simão filho de Jonas tem seu nome trocado para Pedro, nome que lhe confere uma identidade. Pedro nome de origem grega que não era utilizado na época como nome próprio e que no aramaico é kefá (rocha). Jesus ainda usa o termo igreja (ekklesia). Aqui o termo designa a nova comunidade que Jesus vai fundar e cujo alicerce será Pedro. A tradição católica aduz este texto para fundamentar a doutrina segundo a qual os sucessores de Pedro herdam o seu primado.
Tanto as sagradas escrituras como a tradição e o magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o senhor nos congregou a sermos membros de seu corpo místico que é a igreja. Podendo assim exclamar com convicção: ¨- esta é a única igreja de cristo que, no símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica (São Cipriano).
Nesta era em que vivemos um modernismo, que tem a cada dia tirado dos corações a marca da fé, onde tantos ismos tem consumido a verdade, por falsas teorias de fé e de ciência, transformando o que é sagrado em coisa sem valor ou relativizando a fé com mentiras ou algo que se escolhe, como que numa prateleira de supermercado, onde eu escolho oque me agrada e oque não agrada deixo lá e levo para minha casa a minha fé a minha verdade. É neste contexto que mais do que nunca a voz católica tem que ecoar, com destemor e profetismo, como sempre a igreja o fez nestes séculos desde o bendito dia em que o senhor disse a pedro: - tú és pedra!
Muitos poderiam se perguntar, mas oque eu como católico posso fazer? A resposta é viva como um católico que ama a sua igreja, buscando conhecer a fé que professa. Chega de desculpas eu não conheço, eu não sei... Os documentos da igreja são de fácil acesso a todos, temos o catecismo da igreja católica e tantas outras fontes que poderemos beber do seio desta igreja, que é a nossa mãe.
Que estupendo mistério! “há um único pai do universo, um único logos do universo e também um único espirito santo, idêntico em todo lugar; há também uma única virgem que se tornou mãe, e me agrada chamá-la igreja” (S. Clemente de Alexandria).