Hoje em dia é muito comum no meio eclesiástico ouvir a frase:“Faltam obreiros para a missão e logo em seguida se ouve que há muitos obreiros precisando de uma igreja”. Sem dúvidas é um grande paradoxo.
Na verdade, sabemos que faltam obreiros para desafios em campos missionários e pequenas igrejas no interior e nas periferias das grandes cidades. Ao mesmo tempo em que para igrejas consolidadas e com estrutura há uma verdadeira disputa por uma oportunidade.
Lembramos que Nossa Senhora da Conceição é Padroeira da Arquidiocese de Maputo e de Moçambique.
Como estão ansiosos pela chegada dos MISSIONÁRIOS DO T.H do Brasil em Outubro, para juntos darem inicio ao movimento do "TERÇO DOS HOMENS" por esta maravilhosa provincia.
O arcebispo de Maputo; DOM FRANCISCO CHIMOIO aguarda anciosamente por este grande encontro, onde uma comitiva missionária liderada pelo arcebispo do Brasil; DOM GIL ANTONIO MOREIRA e mais 14 MISSIONÁRIOS do Terço dos Homens estarão compartilhando experiencias.
Diante da situação nas igrejas atuais, imagino que Jesus teria falado dos chamados, dos escolhidos e também dos oferecidos. Jesus já havia avisado que “a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores” e deixou também a solução para o problema “rogai ao Senhor da Seara que mande mais trabalhadores para Sua Seara” (Mateus 9.38). Ninguém pode dizer que não tem oportunidade para servir a Deus, porque o desafio da evangelização é gigantesco. Precisamos orar mais, como Jesus ensinou para que o Senhor da seara mande mais obreiros para a missão. Vamos refletir no versículo 14 de Mateus 22 e veremos sobre três tipos de pessoas que encontramos na igreja:
1º Os chamados: Os chamados são muitas pessoas que são convidadas a participar e contribuir com o trabalho missionário. Toda igreja ao fim do ano abre um apelo para pessoas servirem nas diversas áreas da Igreja. Quase sempre as áreas mais disputadas, como o louvor, têm a maior procura e os mais discretos como ação social e evangelização são menos concorridos. Mas aqueles que se reconhecem chamados por Deus estão dispostos a fazer o que for preciso. Alguns chamados são como malabaristas na Igreja segurando tudo o que está caindo. Sempre tapam alguma falha de um irmão na última hora. Um exemplo bíblico de chamado foi onde Isaías ouviu a pergunta do Senhor “a quem enviarei?” e respondeu “envia-me a mim” (Isaías 6.8). Todos os cristãos são chamados por Deus para servir a igreja como “sacerdócio real” (I Pedro 2.9).
2º Os escolhidos: Os escolhidos são poucas pessoas que sentiram o chamado de Deus para a missão e se entregaram totalmente. Cristãos dedicados que não conseguem ficar parados vendo a banda passar. Engajam-se facilmente em uma tarefa e não escolhem muito o que fazer, antes aproveitam as oportunidades de acordo com as necessidades que aparecem. São verdadeiros servos de Deus e uns dos outros. Que se reconhecem como escolhidos de Deus para um ministério, sabem qual é a sua missão no Reino de Deus e na sua igreja estão dispostos a pagar o preço que for preciso. Um escolhido de Deus exerce seu ministério em qualquer tempo e lugar. Por exemplo, se seu chamado foi para evangelizar, você faz isso independente de qualquer situação sem precisar ser escalado para uma programação da igreja. É algo natural na vida do escolhido. Gideão foi um exemplo Bíblico de pessoa escolhida por Deus (Juízes 6.11-19) e seus companheiros de batalha também foram escolhidos pelo Senhor ficando apenas trezentos (Juízes 7.1-5). Hoje estamos no tempo da graça e cremos que Deus não escolheu apenas algumas pessoas especiais e sim a todos nós. Contudo poucas pessoas se dispõem mais abertamente para Deus e “cumpre cabalmente o seu ministério” (II Timóteo 4.5).
3º Os oferecidos: Os oferecidos são pessoas que não foram nem chamados, muito menos escolhidos, mas se oferecem para fazer algo na igreja. Acabam entrando pela janela e conseguindo alguma posição no Corpo de Cristo. Preferem sempre cargos de destaque. Os oferecidos gostam muito de microfone e auditórios cheios. Se forem chamados para fazer algo para poucas pessoas, não se dispõem. Alguns exemplos de pessoas oferecidas na Bíblia são Nadabe e Abiú que apresentaram fogo estranho no altar de Deus sem ter permissão para isso e foram mortos pela ira de Deus (Levítico 10.1). Saul ofereceu sacrifício sem a presença do sacerdote Samuel e perdeu o seu reino (I Samuel 15.1-20). Ananias e Safira quiseram aparecer e mentiram sobre uma oferta que ninguém tinha pedido, por isso morreram (Atos 5.1-10). Muitos acham bonito quem canta, quem fala e quem prega no altar, mas precisam entender que para estar ali é preciso muito esforço e dedicação. Não se deve escolher um ministério pela aparência e sim pelo que Deus mostra especificamente para você. Existem pessoas escolhidas para atender grandes igrejas e têm um ministério de sucesso. Entretanto, se forem realmente pessoas escolhidas por Deus, terão vindo de um difícil começo, lutaram muito para chegar até onde estão e mesmo assim não têm dificuldades de ir a um canto qualquer para fazer a vontade de Deus.
Qual dos grupos de pessoas você se encaixaria? Você é um chamado, um escolhido ou um oferecido? Quem é chamado e escolhido não faz o que quiser na hora que der vontade e sim obedece ao mandato de Deus para sua vida o tempo todo sem questionar ou murmurar.
PROJETO: “O NOVO EXÉRCITO DE MARIA”.
“5 mil terços personalizados foram confeccionados exclusivamente para esta missão e distribuídos entre os irmãos em Moçambique.
- Fizemos uma campanha de arrecadação e conseguimos alcançar esta meta.
Tinhamos este desejo e conseguimos realizar através de ações entre amigos, doações e outros metodos e assim proporcionar esta grande alegria. Levamos também outros 5 mil terços de diferentes modelos e formatos que recebemos dos fiéis por onde passamos no Brasil.
Para nós do Brasil é muito comum a pratica desta devoção em Honra a Nossa Senhora através da recitação do Santo Terço, onde meditamos a vida de Cristo Jesus e vivenciamos estes tão lindos mistérios de sua passagem conosco.
SOMENTE FAZEMOS CONTA, DAS CONTAS DO SANTO ROSÁRIO.
https://www.kickante.com.br/
A VERDADEIRA MISSÃO
Bem percebemos a distância entre o Divino e o Humano ao medirmos o tamanho do nosso cérebro encaixado na palma de nossa mão. Pensamos no Universo, no Cosmos desconhecido, na grandeza Daquele que tudo criou e comanda em sua Perfeição, exatamente veremos a 'insignificância' que representamos à ONISCIÊNCIA da Trindade Santa.
Diríamos que é mais 'dócil' e mantém teu espírito 'livre' para que ultrapasse esse abismo que nos separa. Saiba que teu cérebro definhará com o tempo, ficará ainda ‘menor’ com o passar dos anos; Mas teu ESPÍRITO cada vez mais, alçará voos desafiadores, por territórios que apenas tu podes chegar como experiência pessoal. Milhares de outros, chegarão a pontos 'distintos' do teu, pois não há sequer uma só experiência igual à outra.
NOSSA IMENSIDÃO INFINITA POSSUI INIMAGINÁVEIS MISTÉRIOS.
Se MARIA quis atrair-te para que fosse o seu 'divulgador Missionário ' foi porque assim também Deus o quis, não queira que outros venham a ter a 'mesma' experiência que tens nem o 'mesmo' fervor e discernimento. A Tua tarefa é 'passar' com palavras e ações, o que de mais 'legítimo' sente nessa tua Missão de anunciador de MARIA.
Tem de lutar contra o descrédito e todo tipo de rejeição, entendendo que muitos não fazem por mal, mas por bloqueios racionais que os limitam em estágios e patamares diversos do teu.
NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE OS ELEITOS; E sim, Missões e Carismas particulares e diferentes; Se desejássemos tal 'Iluminação' aos diversos escolhidos, não precisaríamos de uma VIDA consagrada e sim de focos e aplausos... Comecemos a perceber que o que tem conhecimento NÃO PRECISA DE APROVAÇÃO!!! Apenas DIVULGAÇÃO! Ou seja: Passar à frente o que te foi revelado como uma 'Verdade Escatológica' que confundirá a muitos e servirá de exemplo e um testemunho de Fé.