FALAR DE UM DEUS TÃO MARAVILHOSO E PODER COMPARTILHAR COM NOSSOS IRMÃOS AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVEMOS E QUE; PODERÃO SERVIR DE EXEMPLOS E MOTIVAÇÃO PARA MUITOS, FAZ PARTE DA NOSSA MISSÃO.
O MEU TESTEMUNHO É ESTE...
Como posso ser uma testemunha eficaz para Cristo em um mundo perdido?
Resposta: Uma "testemunha" é alguém que atesta um fato, por isso, para ser uma testemunha eficaz para Cristo, é preciso ter um conhecimento de primeira mão dEle. O Apóstolo João fala isso em 1 João 1:1-3, quando diz: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)." Hoje, nós que temos experimentado a vida nova em Cristo, narramos do Seu amor e perdão, tanto verbalmente quanto na maneira como vivemos nossas vidas. Isto é testemunhar. Para sermos eficazes em nosso testemunho, devemos nos lembrar de várias coisas básicas:
1) O TEMA do nosso testemunho é Jesus Cristo. Paulo definiu o evangelho como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:1-4). Se não estivermos explicando o sacrifício de Cristo, então não estamos realmente compartilhando o evangelho (Veja também 1 Coríntios 2:2 e Romanos 10:9-10). Uma parte importante deste tema é o fato de que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação, e não apenas um de muitos caminhos. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim"(João 14:6).
2) O PODER do nosso testemunho é o Espírito Santo. É o Espírito que transforma a vida (Tito 3:5), e uma vida transformada é evidente para todos. À medida que testemunhamos, devemos passar muito tempo em oração, apropriando-nos do poder do Espírito para que sejamos capazes de deixar nossa luz brilhar de tal forma que os outros vão reconhecer o poder de Deus em nós (Mateus 5:16).
3) A VALIDADE do nosso testemunho será mostrada na forma como vivemos nossas vidas. Filipenses 2:15 define este objetivo para nós: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo." A efetiva testemunha cristã viverá sua vida de forma irrepreensível no poder do Espírito Santo, cujo fruto exibimos quando permanecemos em Cristo (João 15:1-8, Gálatas 5:22-23).
Talvez o mais importante seja o fato de que temos de estar bastante familiarizados com as Escrituras para sermos capazes de apresentar de forma precisa e coerente o evangelho a outras pessoas. "...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). Estar sempre preparado significa o diligente estudo da Bíblia, memorizando as Escrituras e orando para que Deus apresente oportunidades de compartilhar com aqueles cujos corações foram preparados pelo Senhor para ouvir a Sua mensagem de salvação.
SANSÃO E SUA FRAQUEZA SEXUAL
O livro de Juízes conta a história de um homem chamado Sansão, que era tão forte que ele matou um leão com as próprias mãos. - esta em (Juizes 14:5,6).
Deus deu a ele uma força física muito maior que qualquer ser humano, mas isso não foi suficiente para compensar a sua fraqueza interior. Sansão era obcecado por sexo e isso trouxe graves consequências para sua vida.
Todos nós temos áreas na vida onde somos mais fracos, mas Deus quer que essas falhas de caráter nos mostrem o quanto somos totalmente dependentes Dele. Quando lidamos com nossas fraquezas da forma certa, elas nos levam a um relacionamento mais profundo e íntimo com o Senhor, mas a fraqueza descontrolada causa muitos estragos na vida de uma pessoa!
Sansão tinha um ponto fraco - ele não conseguia controlar seus impulsos sexuais. Quantas pessoas têm passado por isso hoje em dia, não é mesmo?
A mídia tem sido um grande instrumento de Satanás para corromper os valores de Deus, e muitas pessoas (até mesmo cristãs), tem sido enganadas pelas ilusões do pecado. Sansão, apesar de ter sido criado em um lar onde Deus era honrado e tivesse um chamado claro em sua vida, ele cedeu aos seus desejos carnais e desobedeceu a Palavra de Deus, que conhecia tão bem.
A lei de Deus proibia um nazireu de se envolver com mulheres estrangeiras, mas Sansão perdeu o controle e foi atrás de uma prostituta em Gaza e se deitou com ela (Jz 16:1) - (como vencer as tentações da carne).
Mais tarde, ele conheceu uma mulher chamada Dalila, e acabou se entregando de corpo e alma a ela, tudo por causa de sexo. Ele já estava tão escravo do pecado, que não se importava mais de arriscar sua própria vida para continuar desfrutando dos prazeres da carne. A triste notícia é que, antes de morrer, Sansão perdeu tudo que tinha: sua força, sua visão e a sua honra.
Que triste fim para um homem de Deus que havia liderado seu país de forma tão poderosa! Sansão se tornou escravo e foi humilhado por seus inimigos.
Diante dessa história trágica de Sansão, eu quero lhe fazer uma pergunta: “Qual é a sua fraqueza”?
O que te impede de obedecer a Deus? É o mesmo desejo de Sansão? Ou a insegurança, o medo, a ganância, a fofoca, o orgulho, a inveja?
Falhas de personalidade todos nós temos e elas podem nos dar um impulso muito grande para o bem ou para o mal, dependendo da nossa escolha.
A inclinação para o pecado pode arruinar a sua vida como aconteceu com Sansão, mas ela também pode nos levar a depender de Deus.
EIS AI A GRANDE PERGUNTA EM QUESTÃO: Qual você escolhe?